.
O Racionalismo Cristão, por ser uma filosofia espiritualista, divulga princípios universais para que sejam estudados e, após a necessária reflexão, colocados em prática, tornando os seres humanos espiritualmente independentes.
______________________________________________________________________________________

A HISTÓRIA CONTINUA NO BRASIL

Em 1916 também, Luiz de Mattos coloca graciosamente as colunas do seu jornal para o seu contendor doutrinário, Dr. Álvaro Reis, Chefe do Protestantismo no Brasil, para que este pudesse defender o seu ponto de vista.

Dr. Álvaro Reis, teve a sua disposição A Razão, para manter a polêmica com Luiz de Mattos sobre o Protestantismo e o Racionalismo Cristão, durante vários meses. Embora ambos mantivessem acaloradas discussões através da coluna NOTA, mantinham boas relações sociais e abraçavam-se lealmente. Destes artigos, publicou-se posteriormente a obra intitulada Cartas ao Chefe do Protestantismo no Brasil.

Em 1918, o Dr. Antonio Austregésilo Rodrigues Lima, médico e escritor brasileiro, esteve no Centro Redentor do Rio de janeiro, passando um Atestado de Cura em um dos seus doentes mentais, por ele considerado anteriormente louco; normalizado pelos métodos do Racionalismo Cristão. Em seguida, entusiasmado com o que pode observar, escreveu o livro A Cura dos Nervosos, de 204 páginas e remeteu um exemplar a Luiz de Mattos, com a seguinte dedicatória: “À ilustrada redação d’A Razão, homenagem do Austregésilo, Rio, 5 de janeiro de 1918”.

Luiz de Mattos, defendendo teses do Racionalismo Cristão, refutou a obra através de artigos publicados na NOTA do seu jornal A Razão, cuja coletânea deu origem ai livro publicado pelo Racionalismo Cristão, intitulado Cientistas sem Ciência .

Em 1919, Luiz de Mattos trava com o Cardeal Arcoverde uma polêmica histórica no Rio de Janeiro. Através das colunas de A Razão, Luiz de Mattos acabava com os argumentos do Cardeal Arco Verde, o qual causou espanto inclusive no exterior. As verdades eram duras, e de tão revoltado, perdeu o juízo, ordenando o Papa a vinda de D. Sebastião leme para coadjutor, devido ha insanidade que acometeu o Cardeal.

Desta calorosa polêmica, surgiu à obra publicada pelo Racionalismo Cristão, intitulada Cartas ao Cardeal Arcoverde.

Em 1924, a pedido do Astral Superior, Luiz de Mattos fez um livro, cujo título A Vida Fora da matéria trataria do assunto detalhadamente, desde o reino mineral ao animal. Durante a confecção dos diversos quadros explicativos, desencarna Luiz de Mattos, a obra sofre atrasos, porém fica finalmente pronta e é lançada pelo racionalismo Cristão em 1930; com 180 gravuras coloridas, atraentes, explicativas por textos elucidativos, abordando as influências astrais, tanto boas quanto más.

A seriedade com que este tema é tratado, desde sua introdução, deixa claro o interesse do Racionalismo Cristão em contribuir na conscientização das pessoas, sobre a importância do bom uso dos pensamentos e atitudes morais no processo evolutivo constante e eterno dos seres.

Em 1925, dá-se a desencarnação de Maria Tomazia, esposa de Luiz de Mattos, médium dedicada no Centro Redentor Filial de Santos ou no Rio de Janeiro, sempre foi um instrumento disciplinado, mãe e esposa exemplar. Desencarnou serena e tranquilamente no dia 18 de novembro de 1925 e sepultada no cemitério de São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro.

Em 1926, aos 15 dias do mês de janeiro, é a vez de Luiz de Mattos desencarnar. Antonio do Nascimento Cottas é eleito por unanimidade, presidente do Centro Redentor, conforme desejo de Luiz de Mattos, expressado documentalmente.

Três anos depois, em 1929, Antonio Cottas foi às barras do Tribunal para defender o Centro redentor de insuflações do clero e de seus asseclas.

Em 1929 também, o filho de Luiz de Mattos, Catullo de Mattos, funda o correspondente do Centro Redentor em Pelotas-RS. Este desencarnou em 1934 vítima de câncer, contraído antes de se tornar Racionalista Cristão.

Em 1930 é publicado pelo centro redentor, o livro intitulado Cartas Oportunas sobre Espiritismo. Este livro foi constituído de uma coletânea de artigos e cartas de Luiz de Mattos, contendo diversas explicações sobre a mediunidade, o médium, o falso espiritismo, seus erros e conseqüências nefastas.

Foi em 1931, aos treze dias do mês de setembro, que se inaugurou o Centro Espírita Filial do Redentor de Belo-Horizonte em Minas Gerais; no mesmo estilo do edifício da Filial de Santos e do Rio de Janeiro.

Encerrados os trabalhos atinentes à inauguração do edifício, todos se retiraram satisfeitíssimos para as suas casas, porém a alma de Luiz Alves Thomaz sentia faltar qualquer coisa, e por esse motivo, pedira à Diretoria do centro a realização de uma sessão Especial para nela serem ventilados assuntos de ordem interna e de interesse pecuniário.

Tendo todos concordado, o dedicado companheiro de Luiz de Mattos na fundação do Espiritismo Racional e Científico Cristão, depois de dar muitos conselhos, perguntou qual era a situação financeira do centro Espírita Filial Redentor de Belo-Horizonte, no que foi prontamente atendido.

Estava ele então disposto a dotar aquele centro com a quantia aproximada de sessenta e oito contos de réis, para desafogá-lo de compromissos assumidos, quando um dos maiores credores daquela importância, Sr. Honório Gomes, propôs que a dita importância, fosse dividida entre os dois; Luiz Alves Thomaz e ele próprio, ficando pois, o Centro desobrigado para com terceiros, visto esses dois beneméritos, terem incontinente resgatado àquela dívida.

Foi em 25 de novembro de 1931, que Luiz Thomaz foi internado na Beneficência Portuguesa, para melindrosa cirurgia, vindo o mesmo a desencarnar de meningite, adquirida nesta referida cirurgia. O fato deu-se em 8 de dezembro de 1931.

Em 1935, surge na capital do Estado de São Paulo, por iniciativa do saudoso Antonio Ornellas Flor, que construiu nos fundos da sua residência um pequeno salão, na Rua Voluntários da Pátria No. 2.927 com entrada pela Rua Francisca Júlia No. 28. o Racionalismo Cristão!

Em 9 de Setembro de 1935, Antonio Ornellas Flor, preside a 1ª. Corrente organizada no Correspondente de São Paulo. Este correspondente, seis meses depois, em 24 de março de 1936, foi elevado a Filial., presidida pelo Sr. Antonio Ornellas Flor.

Como o antigo prédio já não comportava mais a grande afluência dos que procuravam a Filial, a Diretoria, num gesto de coragem e decisão construiu a sua atual Sede própria, cuja Pedra Fundamental foi assentada em 20 de Março de 1969 com a inauguração em 25 de novembro de 1973.

Em 1937, o governo provisório de Getulio Vargas, suspende temporariamente as Sessões do Racionalismo Cristão, logo depois o Sr. Chefe de Polícia ordenou a reabertura do centro redentor bem como de outros centros filiados, tendo sido transmitidas ordens aos Delegados Regionais.

Em 1942, Antonio do Nascimento Cottas, foi alvo da maledicência de um pequeno grupo, desejoso de tomar posse dos postos de direção da Instituição, cujo patrimônio contava com elevada soma, graças à correta administração financeira traçada e habilmente conduzida por Antonio Cottas.

Apresentadas uma série de acusações, foi aberto o respectivo inquérito e formado um volumoso processo. A justiça porém, com a sensibilidade que lhe é peculiar, foi analisando as peças dos autos, acabando em um julgamento sensacional, absolvendo o Sr. Antonio do Nascimento Cottas por unanimidade.

Em março de 1944, a filha de Antonio Cottas e D. Maria Cottas; a senhorita Maria Luiza Cottas, casa-se com Felino Alves de Jesus, autor do livro publicado pelo Racionalismo Cristão intitulado Trajetória Evolutiva, uma das obras primas do Racionalismo Cristão. Este, desencarna prematuramente em 12 de julho de 1949.

Em 1946, foi lançado pelo Racionalismo Cristão o livro intitulado Vibrações de Inteligência Universal, de Luiz de Mattos. É constituído de uma série de artigos, publicados no jornal A razão a partir de 1916.

Com esta obra, é possível aprender a se desligar momentaneamente da vida material para ser possível sentir a pujança da vida espiritual, através da sintonia mental nas manifestações da Força nos diferentes reinos da Natureza.

Foi em 1946 também, que através de Antonio Cottas, Presidente Perpétuo do racionalismo Cristão, decide desvencilhar-se da terminologia Espírita, consolidando a Doutrina, mantendo porém sua pureza e unidade filosófica.

Em 1950, Roberto Dias Lopes, Vice-Presidente da casa-Chefe do Racionalismo Cristão, foi nomeado Presidente da Comissão de Obras, encarregada da construção do novo prédio, onde seria abrigada a sede do Racionalismo Cristão.

Neste mesmo ano, no mês de junho, Antonio do Nascimento Cottas, sua esposa, as três filhas e netas, vão a Portugal, pois tratava-se de desejo antigo dele, que a família conhecesse sua terra natal. Ficaram aproximadamente seis meses lá, onde tiveram oportunidade de estar em todas as Casas racionalistas Cristãs de Portugal. Regressaram felizes para o Rio de Janeiro no final de dezembro de 1950.

Em 1956, em 20 de outubro, deu-se a inauguração da nova sede do Racionalismo Cristão, situada á Rua Jorge Rudge nº119, em Vila Isabel. A edificação exigiu três anos de construção e uma quantia da ordem de 14 milhões de cruzeiros da época.

Em 1959, a partir da 20ª edição do livro Racionalismo Cristão, lançou-se em separado a 1ª edição do livro intitulado Prática do Racionalismo Cristão, uma vez que a parte prática, diz respeito apenas aos Instrumentos Integrantes de uma casa racionalista Cristã.

Em 1960, comemorou-se o centenário do nascimento de Luiz de Mattos. Além das comemorações realizadas na sede do Racionalismo Cristão, por ato do Ministro da Viação e Obras Públicas, o Governo lançou em 3 de janeiro daquele ano, um selo comemorativo do centenário do nascimento de Luiz de Mattos.

Neste ano também, publica-se mais um clássico do Racionalismo Cristão, através da obra do engenheiro Luiz de Souza intitulada A Morte Não Interrompe a Vida. Até nossos dias, uma das principais obras que deve ser estudada por todo simpatizante desta Doutrina Filosófica.

Em 1973, no dia 25 de novembro, foi inaugurada a nova sede do Centro Redentor Filial de São Paulo. Este magnífico edifício teve a responsabilidade técnica do Engenheiro Nelson Dias Lopes, filho de Roberto Dias Lopes, graças também ao empenho do Sr. Antonio Flor, presidente daquele Filial.

O antigo prédio do Racionalismo Cristão, foi desocupado e desativado desde a inauguração do novo prédio, em 1956. O tempo passou e em 1980, para tornar realidade um ideal alentado por Luiz de Mattos de socorrer a velhice carente de amparo, o prédio foi a partir de 1980, transformado-se no Solar Luiz de Mattos.

Em 1982, no dia 19 de novembro, foram inauguradas a Biblioteca, na ocasião, com dez mil exemplares e o Museu Luiz de Mattos, instalados no edifício da sede do Racionalismo Cristão, no Rio de Janeiro.

Em 1983, também, assume a Presidência do Centro Redentor e também a Chefia do Racionalismo Cristão o Dr. Humberto Machado Rodrigues, até então, ocupando a Vice-Presidência.

Foi no dia 14 de junho de 1983, que o mesmo foi empossado pelo Conselho Superior do Centro Redentor, em Sessão Solene.

Dr. Humberto M. Rodrigues é advogado, militante no Rio de Janeiro, profundo conhecedor e idealista com relação ao Racionalismo Cristão.

Pode-se afirmar que Dr. Humberto nasceu e foi criado dentro da Doutrina Racionalista Cristã.

Nascido em 23 de maio de 1929, na cidade do Rio de janeiro, filho de Manoel Machado Rodrigues e de D. Delphina Cottas Rodrigues, casou-se em 1968, com a sra. Marluce de Oliveira Rodrigues. O casal tem um filho, o médico Humberto Cottas Rodrigues.

Dr. Humberto Rodrigues é sobrinho de Antonio do Nascimento Cottas, que através das quase seis décadas à frente do Racionalismo Cristão promoveu ações e exemplos dignificantes, absorvidos deste querido mestre, também seu educador e conselheiro.

Seus oitenta anos de existência física nesta encarnação, mostram a brilhante trajetória de vida, revelando uma sensibilidade às diferenças do gênero humano, como poucos. Dotado de admirável temperamento conciliador, marca indelével de sua atuação.

Este bravo homem, na ocasião de sua posse, com cinqüenta e três anos aproximadamente, herdou uma tarefa das mais árduas, visto o que passaram seus antecessores.

Suas metas constituíam na continuação da expansão da Doutrina pelo mundo, sempre incentivando as Filiais mais desenvolvidas, supervisionando e apoiando as outras Filiais mais necessitadas.

E neste quesito, Dr. Humberto vêm obtendo grande sucesso, haja visto a autorização para abrir mais de setenta Casas Racionalistas Cristãs. Hoje, estamos próximos de atingir 170 Casas Racionalistas Cristãs pelo mundo.

Tão logo assumiu a presidência do Racionalismo Cristão, observador atento à realidade da vida, percebeu que a competitividade no trabalho e os obstáculos de ordem material presentes no dia a dia das pessoas, como transporte e segurança nas grandes cidades, dificultavam o comparecimento dos militantes e mesmo assistentes; tomou a decisão de reduzir de 13 para 5 o número de sessões espiritualistas durante a semana, o que impulsionou a expansão desta Doutrina espiritualista no mundo todo.

Sobressai também, na sua administração, a implantação das normas internas do racionalismo Cristão, para que a gestão e a coordenação das casas, assim como o relacionamento delas com o poder público e terceiros, ocorram ao abrigo da Lei e do bom relacionamento entre si, de modo a divulgarem e praticarem a Doutrina de forma correta e coesa.

Quanto á difusão dos princípios doutrinários, são vários os feitos, desde a publicação de novos livros, revisão dos antigos até o aprimoramento do conteúdo do jornal A Razão, passando inclusive a utilização da internet, este revolucionário meio de comunicação mundial.

Ao autorizar o uso da internet como meio de divulgação da Doutrina Racionalista Cristã, vislumbrada pelo Dr. Humberto, adentrou-se ao meio mais moderno existente nos nosso tempo para tal finalidade. Além disso, recentemente, com sua autorização e entusiasmo, foram inauguradas as Web Rádio A Razão e a TV A Razão, transmitindo palestras, mesas redondas, debates de interesse da Doutrina e da sociedade, bem como reuniões públicas seguidas de festividades cívico-espiritualistas, realizadas em casas Racionalistas Cristãs.


Em 1987 também, funda-se a Associação Cultural Maria Cottas, no Centro Redentor do Rio de Janeiro.

A Associação Cultural Maria Cottas, foi inaugurada em 27 de Setembro de 1987, por iniciativa do Diretor da Casa-Chefe, Sr. Moisés Martins Ribeiro e com a aprovação do Dr. Humberto Machado Rodrigues, Presidente Internacional do Racionalismo Cristão.

Esta é uma Associação destinada a aglutinar os elementos positivos da Doutrina, fazendo confraternizações, patrocinando encontros dos jovens e encontros de fins de semana, enfim, todos de interesse cultural e doutrinário, visando o aspecto cultural e social das comunidades racionalistas.

O nome de Associação Cultural Maria Cottas foi escolhido pelos Conselheiros do Centro Redentor: D. Maria Luiza Cottas de Jesus, Sr. Aleixo Duarte Serra e pelo Dr. Nelson Dias Lopes.

Maria Cottas era uma Senhora inteligente e experiente, posicionada naquele pedestal de mulher de elevada moral e grandemente espiritualista ela sabia descer desse pedestal para penetrar no nível do jovem que estava perturbado, desatinado e dialogando com ele, conseguia, muitas vezes, encaminhá-lo, despertá-lo para o sentido positivo da vida.

Neste mesmo ano, a partir do dia 26 de março, o Dr. João Batista Cottas, passou a ser, além de Diretor Gerente do jornal A Razão, também Diretor Redator Chefe.

O Dr. João Batista Cottas ocupa o cargo de Diretor Gerente desde a histórica edição de 8 de dezembro de 1937, quando A razão voltou a circular, desta vez como jornal mensal!

Sendo um grande conhecedor da literatura Racionalista Cristã, escreveu em julho de 1960, um opúsculo denominado Noções de Racionalismo Cristão, destinado aos principiantes e distribuido nas Casas racionalistas Cristãs.

Dr. João Batista Cottas, era irmão caçula de Antonio Cottas. Após a morte do pai de ambos, teve Antonio Cottas como um pai, responsável por sua criação.

Em 1993, comemorar-se-ia o centenário de nascimento de Antonio do Nascimento Cottas, o consolidador do Racionalismo Cristão; porém as atividades práticas se iniciaram em junho de 1991, quando iniciaram os planejamentos desse evento.

Em 12 de novembro de 1992, na Biblioteca Luiz de Mattos, o representante da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, fazia o lançamento do Carimbo Postal, concessão do Governo Federal, marcando tal acontecimento em todo o mundo.

Acompanhando o Carimbo, foi também lançado um Selo, que embora não postal, ressalta a data do Centenário do nascimento de Antonio Cottas.

Em 20 de novembro de 1992, em Sessão Pública realizada na Casa-Chefe, no Rio de Janeiro, Antonio Cottas faz um pronunciamento doutrinário, reproduzido a seguir:

Mais um dia de momentos radiantes e felizes para os seus espíritos. Quanta emoção, quanta saudade, quanta alegria e contentamento pairam no íntimo de cada um! Saudade, quem não tem? Pensamentos, recordações, quem não tem? É o passado, voltando sempre ao presente no viver do Mundo Terra!
O que estão sentindo, sentimos nós há alguns anos passados. Falando terra a terra, a impressão que tenho neste momento de saudade é que sou eu que ainda estou encarnado, estou vivendo aqueles momentos de tanta gratidão!
O espírito quando vem a este mundo encarnar traz a sua bagagem, como todos sabem; para uns ela é mais pesada, para outros mais suave. Nós também trouxemos a nossa.
Foi gratificante a luta, foi grandioso e compensador o nosso trabalho. Oxalá que todos os que aqui estão presentes e que estão à frente de uma Casa Racionalista Cristã tenham lutas, saibam lutar, trabalhar com denodo e vencer com galhardia!
Esse foi o papel desse espírito que lhes fala. Esta foi a grande missão que trouxemos quando viemos encarnar. Missão sublime, missão difícil, mas não impossível. Se estou lhes dizendo essas coisas é para lhes dar ânimo, coragem e resignação diante das ingratidões que todos por vezes recebem daqueles que se dizem amigos, mas que não o são.
Por isso tudo nós passamos, e esses momentos difíceis enfrentamos, mas lutamos e vencemos prazerosamente.
Como vêem, amigos, alunos dedicados do Racionalismo Cristão, vale a pena lutar, vale a pena o sacrifício, porque se não houver esmorecimento, se não houver retrospecto, haverá sempre e sempre evolução contínua em suas vidas, em seus espíritos.
As comemorações são dias de alegria, ternura e saudade! Saudade dos entes queridos que partiram, alegria pelos amigos presentes e felicidade por estar colaborando com o evento que nós não pedimos, mas que acharam por bem oferecer-nos.
Mesmo sem aqui estarmos em corpo físico, porém sabem todos que sempre e sempre, em todos os momentos possíveis, em espírito, aqui estaremos, como estamos neste momento, como estaremos amanhã e sempre, porque este espírito que lhes transmite esta mensagem nunca recuou diante do perigo, enfrentou problemas e caminhou com segurança, com passos firmes pela estrada da vida.
Sigam o nosso exemplo caminhando com firmeza, de fronte erguida e com o espírito aberto e preparado para a luta, para a vitória e para ser feliz.
Se fosse o caso, amigos queridos, estaríamos aqui com agradecimentos, mas isso não fazemos, porque sabemos que isso não querem, porque não se faz necessário.
O que se torna preciso, o que deve acontecer hoje e sempre é esse entrelaçamento de amizade e ternura, é essa compreensão mútua que lemos em suas almas, que vemos em suas auras.
Como é belo amigos, como é bela a vida do espírito encarnado, quando ele sente lá dentro o peso da sua responsabilidade, o sonho maravilhoso que acalentou durante a juventude e vai chegando à idade e vai crescendo, vai desenvolvendo o valor, o entusiasmo pelas coisas sérias da vida, que é amar o próximo, dirigir um grupo imenso de criaturas e amá-las sem distinção, respeitando-as, não importa a cor, não importa a raça.
Oh! Caros amigos da Doutrina, amigos do grande Mestre Luiz de Mattos, que lá do seu mundo grandioso e belo está feliz por ver, por sentir que a obra dele caminha, o seu trabalho está sendo desenvolvido com homens de gabarito, preparados, esclarecidos para dar continuidade, fazendo até mais do que nós fizemos.
Por mais que o espírito encarnado faça, por melhor boa vontade que possua, quando ele desencarna chega ao seu mundo de luz, constatando o seu quadro fluídico, ele vê e sente que alguma coisa faltou, mas também fica feliz por ver que quem ficou está lutando como ele lutou e fará aquilo que ele não fez.
A Obra se aperfeiçoará cada vez mais, e para que isso aconteça precisa de auxiliares competentes, precisa de criaturas que saibam sentir a vida fora da matéria, que caminhem com segurança, que lutem com valor, não esperando recompensa, esperando sim, que a Obra que deixamos, os Fundadores da Doutrina, e nós, o Consolidador, seja prosseguida sem interrupção, sem obstáculos e sem espinhos.
Por isso, amigos que de longe vieram e que aqui estão com galhardia, com honra e dignidade, sejam bem-vindos a Casa-Chefe do Racionalismo Cristão aprendendo lições novas, levando no seu “eu” a satisfação e a alegria de aqui terem estado, compartilhando e nos ouvindo como estão agora.
E, assim, com toda essa euforia espiritual, com toda essa luminosidade que lhes está iluminando, Luz Astral, que os olhos materiais não vêem, mas que suas almas sentem, que os espíritos vibram, e todo o seu “eu” está impregnado daquela felicidade eterna, felicidade eterna, falamos porque é a felicidade do espírito, o que ele sente, o que ele grava não sairá mais do subconsciente.
Esses dias ficarão marcados para todos. Esta lembrança perdurará por toda as suas vidas, e assim caminharão todos, a partir de agora, com mais entusiasmo, com mais amor, com mais dedicação a si próprio e à Doutrina de Luiz de Mattos.
Luiz de Mattos, o que estão fazendo hoje por mim, fizemos ontem por ele. E assim a História do Racionalismo Cristão se repete, e todos continuarão felizes, lutando sempre com disciplina, com rigor e capacidade cada vez maior.
O ânimo jamais deverá faltar. A noção do dever cumprido estará sempre com cada um, porque não precisamos lembrar que todos devem sentir este amor espiritual, esta alegria que contagia a todos os espíritos.
E assim, amigos, chegamos ao término dos nossos Trabalhos, nós no Espaço e vocês na Terra, todos unidos por esta corrente fortíssima que, nos permitiu demorarmos mais, porque outros cem anos não são para vocês e sim para seus sucessores que futuramente comemorarão outro centenário.
Deixo a minha homenagem espiritual, a minha irradiação de fraternidade para todos."

No dia 21 de Novembro de 1992, exatamente às 15:00 horas, o Dr. Humberto Machado Rodrigues deu início a Solenidade Comemorativa do 1º. Centenário do dia em que um espírito deixava o seu Mundo de Luz, para como ser humano chamar-se Antonio do Nascimento Cottas.

No domingo, dia 22 de Novembro de 1992, discursaram vários Presidentes das Casas Racionalistas do Brasil, Portugal, Holanda, África, etc.

Em 1994, no dia 21 de julho, desencarna o Dr. João Batista Cottas, aos 83 anos de idade. Neste mesmo dia, em Sessão especial, Dr. João Batista Cottas deu na Casa-Chefe, a seguinte comunicação:

“É uma felicidade para um espírito quando chega o momento da sua desencarnação, ascende ao seu mundo e tem a convicção de que fez tudo o que pode para cumprir seus deveres de espírito encarnado.
Abdiquei muitas das vezes de certas coisas materiais. Fiz da minha profissão um sacerdócio. Procurei dar atenção àqueles que mais precisavam da minha assistência, tanto material como espiritual.
Quantas vezes batia em meu consultório uma criatura a procura de um alento, pensando que esse alento fosse de ordem material, e eu procurava conversar, orientar e ela dali saia satisfeita e aliviada.
Quando eu sentia que o ser tinha interesse em se esclarecer o encaminhava ao Racionalismo Cristão.
Tive uma vida digna. Sempre honrei a minha profissão, sempre agradeci aqueles que fizeram de mim um homem, sempre vivi para a família. Tinha grande amor pela minha esposa, por meus filhos e por todos aqueles que me rodeavam. Era feliz dentro das possibilidades próprias do mundo Terra.
Quantas vezes deixei por escrito palavras sobre a saúde, sempre alertando as criaturas para terem cuidado com a saúde, pois sem ela ninguém pode chegar a lugar algum.
O mundo Terra é para isso, é para que todos possam saber que esta vida que levam, a vida material, tem que ser digna, para que o espírito possa, no momento da desencarnação, se engrandecer.
Amei esta Doutrina. Amei-a de corpo e alma. Tinha para com aqueles que me cercavam muito amor para dar. Estuda-se, faz-se uma Faculdade de Medicina, mas quando chega o momento preciso para si próprio, aí é que se vê que não se sabe nada; que a nossa vida não nos pertence, pertence sim, à plêiade do Astral Superior. Ela que determina, ela que nos indica o tamanho do nosso sofrimento; se é para mais ou para menos.
Mesmo sentindo que ia desencarnar, aparentemente parecia que não sabia. Mas o meu espírito estava preparado.
E quando chegou há minha hora senti ao meu redor todos aqueles que me cercavam no mundo Terra, principalmente aquele que foi meu irmão material, dando-me toda a sua irradiação e também outros companheiros do Racionalismo Cristão; fizeram uma corrente e tiraram-me deste mundo para eu seguir o meu caminho.
Estou com a consciência tranqüila de que trabalhei no mundo Terra o máximo que pude.
Não tenho remorsos, porque é duro para um espírito chegar ao seu mundo e sentir vergonha de tudo o que fez de mal na Terra. Mas, como todos tem o seu pedaço para passar, eu tive ainda dias para refletir; refleti e não senti vergonha do que vi em minha aura, porque ela estava límpida, tão límpida, que fui atraído pelas Forças Superiores, para sair deste mundo Terra o mais rápido possível, para que não ficasse sofrendo.
Espero que todos aqueles que conhecem o que é o Racionalismo Cristão, sigam os passos firmes; tenham certeza da Doutrina que abraçaram, porque estarão sendo beneficiados, estarão sendo irradiados por esta plêiade do Astral Superior em que vou trabalhar, para ser mais um, como espírito para distribuir fluidos benéficos.
Para todos esses amigos que deixei na Terra, tenho certeza de que deixarei saudades, inclusive aos meus familiares. Mas a saudade é normal; não lamentem, porque lamúrias atrapalham a nossa vida espiritual. Mas, estejam certos de que de onde eu estiver, estarei sempre irradiando a todos os aqui presentes e aqueles que me conheceram.
Deixo a minha irradiação de conforto espiritual.”

Em 16 de janeiro de 2004, através da circular nº 215, o Presidente Internacional do Racionalismo Cristão, Dr. Humberto Machado Rodrigues, comunica a todas as Filiais, que em virtude do Sr. João Baptista Cottas Gomes ter colocado à disposição o cargo de Vice-Presidente, foi nomeado por ele, com fundamento no art. 15, parágrafo único, inciso X do Estatuto do Centro Redentor, para ocupar a Vice-Presidência, o senhor Gilberto Silva, até então, membro do Conselho Superior, continuando o Sr. João Gomes a integrar esse órgão!

Em 12 de março de 2005, em função da continuidade da expansão da Doutrina requerer não só a presença, como também o vigor físico exigido, além da necessidade de preparar-se o sucessor, na pessoa do Sr. Gilberto Silva, passa por delegação do Dr. Humberto Rodrigues, nesta data, a assumir todas as atividades do Racionalismo Cristão, não só as relativas ao centro Redentor e a casa Chefe como ás demais Casas Racionalistas Cristãs no Brasil e no exterior, devendo este, tomar as iniciativas que achar cabíveis com vistas a alcançar as metas estabelecidas pela Presidência, Conselheiros e Diretores da casa Chefe.

Em documento datado de 2 de maio de 2007, o Presidente Perpétuo do racionalismo Cristão e Presidente do centro Redentor, Dr. Humberto Machado Rodrigues, comunica seu afastamento da presidência por prazo indeterminado; a exemplo do já foi feito tanto por Luiz de Mattos em 1922; como também por Antonio do Nascimento Cottas em 1980, com seus sucessores.

Em razão da vontade manifestada pelo Presidente Perpétuo, Dr. Humberto Machado Rodrigues, m 12 de maio de 2007, convocou-se os membros do Centro Redentor para, em Assembléia Geral Extraordinária, deliberar sobre decisões a serem tomadas, decorrentes de sua soberana decisão e aprovou-se, em unanimidade, transferindo-se a exclusiva responsabilidade de representar o Centro Redentor e o Racionalismo Cristão.