
Há algumas décadas, uma famosa escritora do Racionalismo Cristão, Maria Cottas, pronunciou através de seus escritos que, “na vida tudo passa”. Portanto, após o primeiro trabalho escrito pelo autor, comentado no parágrafo anterior, entendidos, mesmo que superficialmente, os motivos e situações que levaram o codificador Luiz de Mattos e também Luiz Alves Thomaz a chegar; conhecer e aceitarem as atividades realizadas no Centro Espírita Amor e Caridade de Santos-SP, em 1909, fundarem em seguida o Espiritismo Racional e Científico Cristão, hoje Racionalismo Cristão, sentia o autor, que ainda faltava algo.
As bases, os alicerces de tão bela Doutrina Filosófica; enfim, um trabalho que compilasse a História do Racionalismo Cristão! Trabalho este, que também possa ser entendido pelo leigo, que acaba de tomar conhecimento da Doutrina e que sinta a necessidade de compreendê-la de forma global, com linguajar acessível.
O pai do autor, Fernando Faria, foi um pesquisador dedicado, autor de alguns trabalhos, três deles publicados pelo Racionalismo Cristão. Para a execução dos mesmos, por já ser aposentado na época das pesquisas, conseguiu entre idas e vindas a São Paulo capital e Rio de Janeiro, exemplares bem antigos da Doutrina, de 1914 a 1924, há muito não publicados, que aos poucos, acabaram chegando até este, que vos escreve.
Fragmentos de tão bela história estão contidos, um pouco aqui e acolá nestes pouco mais de meia dúzia de livros antigos, bem como, Comunicações Doutrinárias e Atas das Reuniões de Diretoria, possibilitaram um conhecimento mais adequado a este estudioso, a cerca das origens do Racionalismo Cristão.
Na medida em que procedia diariamente as leituras desta documentação, ao som das belíssimas canções tocadas na nossa rádio, www.radioarazão.com.br e se emocionava verdadeira e profundamente com as descobertas, as dificuldades pelas quais passaram no início, as biografias, coisa difícil e tão evitada por nós homens, o autor foi encontrando aquele algo mais e se sentindo cada vez mais inserido neste time de batalhadores.
Das curiosidades inerentes a todo estudante, ao esclarecimento de alguns pontos que instigam o ser durante qualquer processo de aprendizado, das dificuldades naturais encontradas pelas pessoas que residem longe da Biblioteca Luiz de Mattos, na Casa-Chefe do Rio de Janeiro, sentiu o autor a necessidade de compilar tais informações neste trabalho.
Assim como da primeira vez, o autor espera poder ver este, também publicado e/ou inserido na página da Biblioteca Virtual do Racionalismo Cristão, para que o maior número de pessoas possa ter contato, facilitando o processo de estudos e entendimento das propostas iniciais de Luiz de Mattos e seus seguidores.